Quarta, 25 de Novembro de 2020 20:51
65 99913-1386
Geral PREOCUPAÇÃO NO CAMPO

Pouca chuva atrasa plantio de soja

Ainda não aconteceu uma precipitação “parelha” na região

04/11/2020 20h12
Por: FABIO CESAR Fonte: Portal Sorriso
Pouca chuva atrasa plantio de soja

Com chuvas irregulares e localizadas, o plantio de soja atrasou bastante em Sorriso. Segundo Silvano Filipetto, presidente do Sindicato Rural, ainda não aconteceu uma precipitação “parelha” na região. Mesmo assim, a área plantada já é estimada em 90%. “Estava atrasada, porém, a partir da semana passada houve algumas chuvas boas, ainda não foi generalizado. A gente ouve de 4% a 5% dos produtores reclamando que choveu em um talhão e não choveu no outro. Mas, a maioria está plantando”, disse Filipetto.

Segundo o presidente, normalmente as chuvas caem na região na primeira quinzena de setembro e na segunda quinzena, os produtores iniciam o plantio. Neste ano não choveu em todo o mês de setembro e somente na segunda quinzena de outubro é que as primeiras chuvas começaram a cair. Atraso que deve refletir na hora da colheita. “Mediante esse atraso poderemos ter uma concentração da colheita em fevereiro. Geralmente a colheita é distribuída entre 15 de janeiro e final de fevereiro. Com o atraso, o produtor terá toda a colheita para fazer dentro do mês de fevereiro correndo o risco de pegar um intenso período chuvoso”, explicou Silvano.

Segundo estimativa do Sindicato Rural de Sorriso, o município deve plantar 620 mil hectares de soja nesta safra e já é o município com maior área plantada do país.

Apesar das preocupações com o clima, os produtores rurais estão radiantes com o preço inédito da saca de soja comercializada nesta quarta-feira (04) a R$175,00.   

Ele1 - Criar site de notícias