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Ibama autoriza iniciar obras de Ferrovia da Integração com traçado em Lucas do Rio Verde e região

A licença de instalação da linha férrea foi concedida, nesta terça-feira.

30/09/2020 12h04
Por: FABIO CESAR Fonte: Só Notícias
Ibama autoriza iniciar obras de Ferrovia da Integração com traçado em Lucas do Rio Verde e região

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), entre Mara Rosa (GO) e Água Boa, pela região Araguaia em Mato Grosso. A licença de instalação da linha férrea foi concedida, nesta terça-feira. Com isso, as obras, do ponto de vista ambiental, estão aptas a serem iniciadas, a partir do próximo ano.

O trecho de 383 quilômetros vai interligar o Vale do Araguaia, região produtiva e em desenvolvimento de Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), de Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus. No total, o empreendimento conta com obras em 12 municípios, que serão realizadas pela Vale, por meio de investimentos cruzados, a partir da outorga da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

“Trata-se de uma grande notícia. Com a licença de instalação, poderemos iniciar as obras já no ano que vem. Assim, a FICO começa a se tornar realidade, ligando o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul. Mais uma ferrovia do nosso programa que sairá do papel”, comemorou o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

A estimativa é que sejam investidos R$ 2,73 bilhões nas obras. Em 2025, a ferrovia será capaz de movimentar cerca de 13 milhões de toneladas úteis. A previsão é que, ao longo do contrato de concessão, sejam gerados 116 mil empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.

O Ibama estabeleceu uma série de demandas, contidas no Plano Básico Ambiental, o que inclui programas voltados para flora, fauna, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da qualidade da água, plantio compensatório e prevenção a queimadas, por exemplo.

Segundo o governo, o projeto da FICO é tido como um dos mais sustentáveis do programa de concessões federal. Nenhuma unidade de conservação é interceptada e o traçado licenciado é 1,4 km distante das unidades de conservação mais próximas à ferrovia. Além disso, o traçado licenciado não intercepta nenhum assentamento. Também não abarca nenhuma terra indígena ou comunidade remanescente quilombola dentro ou fora da Amazônia legal.

Na segunda etapa, a previsão é que sejam feitos 518 quilômetros de trilhos entre Água Boa e Lucas do Rio Verde, onde será construído um terminal de cargas. A terceira etapa da ferrovia abrange um trecho de 740 quilômetros de Lucas até o município de Vilhena (RO). No total, a ferrovia deve ter um traçado de 1.638 quilômetros.

Além de Lucas do Rio Verde mais de 10 municípios da região Médio Norte devem estar no traçado da ferrovia.

Redação Só Notícias (foto: Ricardo Botelho/assessoria)

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