Segunda, 26 de Outubro de 2020 05:21
65 99913-1386
Saúde ESPERANÇA

Duas vacinas contra a Covid-19 serão testadas em Mato Grosso

Avisa ampliou testagem em voluntários nessa quarta; não foi informado o número de doses para o Estado

24/09/2020 11h23
Por: FABIO CESAR Fonte: Agência Brasil
Duas vacinas contra a Covid-19 serão testadas em Mato Grosso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os testes de duas vacinas contra a Covid-19 para pacientes voluntários em Mato Grosso.

 

A mudança foi divulgada nessa quarta-feira (23). Ainda não se sabe quantas pessoas serão imunizadas no Estado. Em regra os voluntários são profissionais de saúde e integrantes do grupo de risco.

 

As vacinas que serão aplicadas no Estado são a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da Janssen-Cilag, do grupo Johnson e Johnson.

 

A Coronavac se mostrou segura em ensaios clínicos da fase 3 realizados em 50 mil voluntários na China. O resultado foi informado nesta quarta-feira (23) pelo governo de São Paulo.

 

Quase 95% das 50.027 pessoas testadas no país asiático não apresentaram qualquer reação adversa ao imunizante.

 

Os demais 5,36% apresentaram efeitos adversos de baixa gravidade: os mais comuns foram dor leve no local da aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre moderada (0,21%). Os restantes relataram perda de apetite, dor de cabeça e febre.

 

A vacina vem sendo testada desde julho no Brasil e está sendo aplicada em duas doses. Em São Paulo, nenhum voluntário apresentou reações graves.

 

A Janssen-Cilag entrou na fase final de testes nesta semana. O estudo do imunizante da Johnson e Johnson foi autorizado em 18 de agosto e apenas uma dose da vacina é necessária. 

 

A Anvisa também ampliou o número de pessoas que poderão participar dos testes no Brasil. De 9 mil voluntários passou para mais de 13 mil.

 

Ele1 - Criar site de notícias