Sábado, 26 de Setembro de 2020 08:06
65 99913-1386
Política POLÍTICA

Justiça torna réus 9 ex-deputados em Mato Grosso que recebiam mensalinho

O MPF, ao oferecer a denúncia, requereu o levantamento do sigilo da investigação.

13/09/2020 13h08
Por: FABIO CESAR Fonte: Só Notícias
Justiça torna réus 9 ex-deputados em Mato Grosso que recebiam mensalinho

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nove ex-deputados estaduais por corrupção ativa e associação criminosa, além do ex-governador Silval Barbosa e seu ex-chefe de gabinete Silvio Cezar por corrupção passiva e associação criminosa.  Eles são acusados de compor um grupo de deputados que recebiam dinheiro, denominado como “mensalinho”, para garantir apoio para o governo Silval e aprovar, na Assembleia, seus projetos, principalmente das obras da copa de 2014.

O MPF, ao oferecer a denúncia, requereu o levantamento do sigilo da investigação. O inquérito policial foi relatado no último dia 27.  São investigados os ex-deputados Emanuel Pinheiro (prefeito de Cuiabá), Ezequiel Fonseca, Baiano Filho, Luciane Bezerra, Jose Domingos Fraga Filho, Luiz Marinho Botelho, Alexandre Cesar, Gilmar Fabris, Carlos Azambuja, Airton Rondina.

Na delação premiada, Silval afirmou que “um grupo de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso solicitou do Governo do Estado o pagamento de vantagem indevida no montante de R$ 1 milhão para cada deputado estadual, com vistas a manter a “governabilidade”e garantir que as contas do governo fossem aprovadas.

Há diversos outros ex-deputados e um que está exercendo mandato que foram delatados por Silval que continuam sendo investigados, mas as provas com gravação em vídeo foram apresentadas contra os 10 denunciados inicialmente.

Ele1 - Criar site de notícias