Terça, 24 de Maio de 2022
20°

Poucas nuvens

Lucas do Rio Verde - MT

Saúde SAÚDE

Saúde desenvolve projeto de educação permanente para servidores da Atenção Básica

As oficinas de capacitação serão realizadas durante todo o ano

06/05/2022 às 13h05
Por: Carolina Matter Fonte: Ascom Carolina Matter
Compartilhe:
Saúde desenvolve projeto de educação permanente para servidores da Atenção Básica

Para fortalecer as práticas do trabalho e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Básica/Primária, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está desenvolvendo um projeto de educação permanente. As ações do Projeto de Intervenção in Loco (PIL) serão desenvolvidas durante todo o ano em conjunto com a Escola de Saúde Pública Municipal.

A proposta é implementar atividades que visam aprimorar a organização da equipe interprofissional, no processo de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento em geral e no cumprimento dos indicadores municipais e do Programa Previne Brasil, do Governo Federal.

O cronograma de atividades voltadas aos servidores dos PSFs foi elaborado a partir de temas pré-definidos, como pré-natal, hipertensão e diabetes, e dividido em etapas para contemplar atividades dentro e fora das unidades.

“Nas oficinas, os servidores estão tendo a oportunidade de desenvolver conhecimentos e adquirir diversas habilidades técnicas e humanas, necessárias ao exercício de suas atividades. É um aperfeiçoamento dos servidores nas atividades específicas dos cargos e como integrantes das equipes interprofissionais. As oficinas serão importantes também para a troca de experiências e compartilhamento de técnicas, onde todos poderão ensinar e aprender”, explica a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi

Para a realização das atividades, a Secretaria levou em conta o cronograma (anexo) dos dias que cada PSF já tem reunião de equipe, mantendo o atendimento ao público normal nas unidades nos demais dias da semana.

Até o momento, duas oficinas foram realizadas. A primeira com orientações sobre o projeto de educação permanente, propostas das capacitações e temáticas a serem trabalhadas, apresentada pela equipe multidisciplinar do projeto.

A segunda oficina abordou ética profissional, comunicação assertiva, acolhimento e empatia, tendo como facilitadores o psicólogo Rhandal Henrique e a equipe da Controladoria Interna Municipal.

Durante o mês de maio, os servidores terão mais duas oficinas, para estudar sobre triagem, semiologia, prontuário e cadastro do usuário, além de atividades práticas sobre todos os processos que envolvem o pré-natal, tema que também deve ser abordado em um simpósio previsto para junho.

A partir de julho, a Secretaria de Saúde dará início ao segundo módulo do Projeto de Intervenção in Loco, com atividades e abordagens sobre hipertensão arterial sistêmica, incluindo a realização de quatro oficinas e o segundo simpósio do PIL.

Para o terceiro módulo, a partir de outubro, os trabalhos terão como tema a diabetes, com estudos e práticas e o terceiro simpósio previsto para dezembro.

Durante o desenvolvimento do projeto, a cada módulo, os servidores também devem realizar ações coletivas com pacientes nos PSFs, como encontro de gestantes, grupo de hipertensos e de diabéticos, entre outras atividades.
 

SAÚDE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde - MT Atualizado às 04h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 33°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 32°C 18°C
Dom 33°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias