Terça, 24 de Maio de 2022
20°

Poucas nuvens

Lucas do Rio Verde - MT

Geral SOLIDARIEDADE

Moradores acolhidos na Casa Cidadã recebem ceia de Natal

Evento organizado pela Prefeitura teve presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro

27/12/2021 às 20h48
Por: ASCOM Fonte: Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
Compartilhe:
Moradores acolhidos na Casa Cidadã recebem ceia de Natal

O lar de acolhida para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social realizou, na última quinta-feira (23), uma ceia natalina para os moradores. A Casa Cidadã, mantida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, abriga atualmente cerca de 60 pessoas que estão em busca de um trabalho no município ou que pretendem encontrar suas famílias para voltar para casa. 

Com direito a mesa farta e decoração natalina, os acolhidos puderam se reunir e celebrar o presente recebido, além da renovação e o nascimento de Jesus. Para acompanhar o momento especial, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, esteve presente e passou uma mensagem de amor e fé aos moradores. 

Após as mensagens e palavras dos membros da Assistência Social, houve a leitura de uma passagem da bíblia e uma oração foi feita para abençoar o alimento ofertado, para que assim, enfim, eles pudessem se servir. O fim da celebração foi marcado pela presença do Papai Noel, que distribuiu lembrancinhas aos acolhidos da Casa. 

Segundo a Secretaria, o lar conta com uma equipe de quatro componentes, sendo um coordenador, uma assistente social e dois monitores, que organizam uma rotina para os acolhidos. No dia da ceia, todos estavam empenhados no preparo dos alimentos e em deixar o ambiente acolhedor para aqueles que estão longe de suas famílias, ou ainda os que não possuem mais familiares. 

“A Casa Cidadã foi pensada para oportunizar que essas pessoas que estão na rua tivessem onde ficar, por isso resolvemos criar a casa. Depois de oito meses, já temos várias histórias de pessoas que conseguiram voltar para suas famílias ou encontrar um trabalho. É um momento gratificante, de dar mais dignidade para essas pessoas”, comemorou Janice sobre o projeto-piloto. 

Responsável pela coordenação da casa, Everton Roberto de Campos Silva, conta que o trabalho tem sido, além de pioneiro, desafiador, pois precisam mostrar aos moradores as regras de convívio, o que precisa ser feito para que haja uma mudança de vida.

“Aqui a gente tenta reensiná-los a viver de uma forma diferente. Quando eles se deparam com o novo, com aquilo que eles desaprenderam a viver e a gente tenta ensiná-los novamente. Muitos têm dificuldades de assimilar isso, mas nós temos conseguido, com resultados bem positivos”, disse Everton. 

“Faz dois meses que estou aqui, muito feliz. Vim para cá em busca de um trabalho e vou passar o Natal e Ano Novo longe da família, e é gratificante ter pessoas que se preocupam com a gente. Já consegui um emprego. Quero tentar conseguir algo melhor para a minha vida”, contou um dos acolhidos, Paulo Henrique dos Santos. 

Para a realização da ceia, a empresa do ramo alimentício BRF de Lucas do Rio Verde colaborou com a doação de produtos e ainda enviando voluntários para o dia do evento. 

“O que nós queremos é oferecer uma oportunidade para que essas pessoas consigam se encontrar e viver melhor”, finalizou Janice. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde - MT Atualizado às 02h42 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 33°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 32°C 18°C
Dom 33°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias