Terça, 24 de Maio de 2022
20°

Poucas nuvens

Lucas do Rio Verde - MT

Saúde DOAÇÃO DE SANGUE

Lucas do Rio Verde tem recorde de campanhas de doação de sangue em 2021

Ao todo, foram 12 campanhas e mais de 650 bolsas de sangue coletadas

13/12/2021 às 15h04
Por: ASCOM Fonte: Por Ramos Júnior
Compartilhe:
Lucas do Rio Verde tem recorde de campanhas de doação de sangue em 2021

Lucas do Rio Verde registrou um recorde de campanhas de doação de sangue em 2021, após realizar 12 ações e coletar mais de 650 bolsas de sangue. Neste sábado (11), última campanha do ano, foram coletadas 57 bolsas.

“Antes, a gente realizava de duas a quatro campanhas anuais. Em cada uma, coletávamos cerca de 120 bolsas de sangue. Mas, este ano, mudamos e começamos a fazer campanhas mensais, com cerca de 60 bolsas de sangue coletadas em cada ação”, explicou o responsável pela Agência Transfusional do município, bioquímico Gilmar da Silva Pereira.

Os números alcançados são frutos da parceria firmada entre Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Banco de Sangue de Sorriso e Grupo Corrente pela Vida. 

Assim como nas outras edições, este ano, as coletas foram feitas no PSF X Cerrado, nos turnos manhã e tarde, após agendamento via WhatsApp. Cerca de 8 doadores por hora. “A ideia foi manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando alguém precisar”, disse Gilmar. “As bolsas de sangue possuem validade, que dura no máximo 35 dias. Por isso, a necessidade de doações constantes”.

A triagem clínica é realizada todas as vezes que o candidato comparece para doar sangue, mesmo que ele já tenha feito doações anteriores.

A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde do doador. A medula repõe o sangue retirado em até 2 meses nos homens e em 3 meses nas mulheres. Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até duas vidas. Entre os beneficiados estão vítimas de acidentes, transplantados, portadores de câncer, pacientes com problemas de coagulação, com anemia e que fizeram cirurgia.

Para ser doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos) e apresentar um documento com foto. Os menores de idade só podem doar sangue com consentimento formal do responsável legal. 

De acordo com o Ministério da Saúde, são impedimentos definitivos para doar sangue:
    • Ter passado por um quadro de hepatite depois dos 11 anos de idade;
    • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, e Doença de Chagas;
    • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
    • Malária.
      
Todas as mais de 650 bolsas de sangue coletadas ao longo de 2021 foram destinadas ao Hemocentro de Sorriso, responsável por abastecer o Hospital São Lucas e outros hospitais da região.

Doar sangue é doar vida. Fique de olho nas campanhas de 2022, se prepare de forma adequada e faça parte dessa corrente.

O que nos une é a solidariedade!
A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, FS Bioenergia, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas, e em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.

SAÚDE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde - MT Atualizado às 02h42 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 33°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 32°C 18°C
Dom 33°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias