Quarta, 08 de Dezembro de 2021
30°

Pancada de chuva

Lucas do Rio Verde - MT

Geral INFRAESTRUTURA OBRAS

Comunidade Cedro recebe cascalhamento para revitalização de estrada vicinal

Região concentra chácaras produtivas da Agricultura Familiar

13/11/2021 às 14h24
Por: FABIO CESAR Fonte: Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
Compartilhe:
Comunidade Cedro recebe cascalhamento para revitalização de estrada vicinal

No período das chuvas a condição das estradas rurais acaba ficando comprometida, devido à erosão causada pela água. Pensando nisso, a Secretaria de Infraestrutura e Obras iniciou uma revitalização na estrada vicinal que dá acesso à Comunidade Cedro, em Lucas do Rio Verde. 

Os trabalhos foram realizados ao longo desta semana em cerca de 2,5 quilômetros de extensão da via, com acesso pela Rodovia da Mudança, a MT-449. De acordo com a secretaria, também foram feitas valetas em toda a extensão da estrada rural, para evitar atoleiros, facilitando a contenção da água. 

O local é uma região de chácaras produtivas que fazem parte da agricultura familiar, o que faz com que a via seja bastante utilizada pelos agricultores para escoar a produção. Os moradores da região solicitaram também a implantação de lombadas na estrada, para que os veículos que trafegam pela via passem com velocidade reduzida. Serão implantas duas lombadas no trecho. 

A dona de casa Salete Milan, que mora em uma das chácaras da comunidade há cerca de oito anos, relata que essa é a primeira vez que o serviço de cascalhamento é realizado na localidade. “A chuva deixou uma erosão grande. O trabalho está ficando ótimo, estávamos precisando muito, pois a estrada estava com muitos buracos, difícil até de passar. Agora a chuva vai ter saída”, celebrou a munícipe. 

“Nunca veio cascalho para nós nesses anos que estamos aqui. Isso é uma coisa que a gente precisa muito e, se a gente não tiver o apoio da Prefeitura, não conseguimos fazer. Por isso, aproveitamos também para pedir as lombadas”, contou o marido de Salete, o agricultor Adão Orlando de Andrade. 

O secretário de Obras, engenheiro Alexandre Orbolato, explica que o cascalho jogado no leito natural da estrada ajuda a impedir alagamentos, buracos, melhora a rodagem dos veículos, sem formar “trilhos” onde eles trafegam. 

“Os moradores relataram que há muitos anos não recebiam cascalho. Isso vai ajudar muito a comunidade no escoamanento dos produtos da agricultura familiar, além de melhorar o acesso e a vivência como um todo”, destacou o secretário.

Nesta sexta-feira (12), o secretário esteve na Comunidade Cedro e, junto com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, acompanhou os trabalhos de cascalhamento. 

“Estamos acompanhando de perto a agricultura familiar para dar suporte no que for necessário e possível para o desenvolvimento do setor. Nossa visita à região é justamente para estreitar a comunicação com os produtores e ouvir as demandas”, comentou Suzana.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INFRAESTRUTURA E OBRAS

Lucas do Rio Verde - MT Atualizado às 14h33 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 30°

Qui 31°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 23°C
Seg 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias