Quarta, 28 de Julho de 2021 19:31
65 99913-1386
Saúde SINAL DE ALERTA

“Se tivermos novo colapso na rede, muitos vão sofrer”

Dados do Governo apontam que há apenas 37 leitos de UTI Covid disponíveis em todo o Estado

14/06/2021 17h37
Por: FABIO CESAR Fonte: SECOM
“Se tivermos novo colapso na rede, muitos vão sofrer”

O secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, afirmou nesta segunda-feira (14) que teme um novo colapso da rede hospitalar em decorrência do aumento de número de casos de Covid-19.

 

Dados da Pasta apontaram, no domingo (13), que a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid, destinados a pacientes em estado grave da doença, chegou a 92,97%, existindo apenas 37 leitos vagos em todo o Estado.

 

“Não é uma doença fácil. Os profissionais da saúde já estão exaustos, estamos no colapso no atendimento e se tivermos um novo estrangulamento da assistência hospitalar em Mato Grosso, muitas pessoas vão sofrer com isso”, disse.

 

 

Thank you for watching

Os profissionais da saúde já estão exaustos, estamos no colapso no atendimento e se tivermos um novo estrangulamento, muitas pessoas vão sofrer com isso

O gestor voltou a apelar para a população adotar as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo vírus, como uso de máscara e distanciamento social.

 

 

Para Figueiredo, parte da população que se recusa a seguir as medidas de biossegurança trata a Covid com ceticismo e o preço pode ser alto.

 

“Muitos estão achando que vão ficar dentro da estatística que vai ser assintomática ou terá sintomas leves. Infelizmente, é triste verificar o tamanho da falta de valorização da vida desde o início dessa pandemia, em todos os sentidos”, afirmou.

 

“É uma doença que não tem remédio específico. Cada cidadão, cada paciente se comporta de uma maneira depois de infectado e a resolutividade nos leitos de UTI não é muito boa. É triste que a população não entenda ainda a gravidade dessa pandemia”, acrescentou.

 

Novos leitos

 

Figueiredo afirmou que o Governo está trabalhando para abrir novos leitos de UTI Covid em Cuiabá, Sorriso e Colíder durante esta semana, a fim de tentar diminuir a pressão sobre o sistema público de saúde.

 

“Estamos nos empenhando na ampliação do número de leitos. Nesta semana, devemos abrir 20 leitos no Hospital Metropolitano e estamos em fase final de preparação para abertura de leitos no Hospital de Colíder e no Hospital de Sorriso”, afirmou.

 

“Mas faço uma solicitação à população. É preciso que entendam que a pandemia não acabou e que só tem duas formas nesse momento de evitarmos o aumento do número de casos: distanciamento social e vacinação. Como não temos vacinas para todo mundo ainda, a população que não quer correr muito risco deve fazer o distanciamento e se proteger”, alertou.

 

Dados do Estado

 

O último balanço da SES apontou que Mato Grosso já registrou 427.979 casos confirmados da Covid-19, além de 11.417 mortes em razão da doença.

 

Em 24 horas, foram 407 novos casos confirmados, além de 26 óbitos.

Lucas do Rio Verde - MT
Atualizado às 20h20 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

26° Sensação
24.1 km/h Vento
43.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias